A educação Adventista no mundo

16-11-2010 12:07

 

Educação Adventista deve gerar o respeito, diz líder mundial

Silver Spring, EUA … [ASN] Lisa Beardsley deseja gerar o respeito do consumidor pela educação adventista. No curso de administração ela analisou porque as pessoas preferem pagar 4 dólares por uma xícara de café no Starbucks. Agora ela usa a mesma análise e aplica-a à educação adventista, examinando porque as pessoas ofereceriam um prêmio por seus valores e missão.

Para Beardsley, recentemente nomeada como diretora de educação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mundial, essa análise e seus resultados subseqüentes, ela espera, oferecerão aos administradores e es-tudantes escolhas mais claras para conduzir as mudanças na educação adventista. O sistema luta para manter a identidade adventista nas áreas onde há oscilação no crescimento e oferecer programas com-petitivos nas regiões onde há estagnação.
O estudante típico do colégio não mais é de 18 anos, vindo viver no dormitório. Há uma demanda cres-cente para os níveis de graduação e profissionais. Os pais estão voltando para a escola, algumas vezes, residindo nas proximidades da escola ou como estudantes de cursos à distância, online. O desafio, con-forme Beardsley diz, é como tornar distintivamente adventista cada um desses pontos na transferência da experiência acadêmica, quer rural ou urbana. Isso atualiza o velho modelo de construção de internatos e colégios em áreas rurais distantes.
Muita dessa análise deverá ocorrer ao longo de sua gestão no departamento nos próximos cinco anos. Ela e quatro associados compreendem o sentido da Associação Adventista de Acreditação. Até agora, a análise de 1,7 milhão de estudantes na educação adventista, no mundo todo, revela sua preferência pelos pagamentos das mensalidades e pela frequência. Os resultados: s sistema de educação adventista está crescendo rapidamente, de forma acentuada, fora da América do Norte.
Crescimento mundial – Porém, no mundo todo, a educação adventista está em rápido crescimento, já que houve aumento de quase 26% na matrícula, nos últimos cinco anos – significando a contratação de mais e mais professores não adventistas. Cada vez mais eles estão ensinando a alunos não adventistas.
Certamente, quando 40% dos alunos não são adventistas há a oportunidade de compartilhar a missão da igreja. Mas o que define a educação adventista, Beardsley diz, é quem ministra as aulas.
É por isso que um de seus alvos, durante sua gestão, é capacitar os professores a seguirem integrando a fé ao aprendizado e aumentar a porcentagem de professores adventistas do sétimo dia.
“Todos os nossos professores, mesmo os que lecionam para o programa de mestrado, à noite, necessitam compreender como podem promover os propósitos redentores em sua instrução”, ela diz. Além disso, a Beardsley deseja aumentar a espiritualidade nos campi, o que enfatiza o equilíbrio entre estudo, trabalho, serviço e descanso. Isso pode de alguma forma incluir o impulso da influência religiosa e dos depar-tamentos de Teologia no campus. Os programas estão passando por um encolhimento em outras disci-plinas, em resposta às demandas do mercado, e agora exercem menor influência em uma cultura de campus”.
“Necessitamos que os professores exerçam liderança e influência não apenas sobre seus alunos, mas no clima intelectual e espiritual do campus como um todo”, acrescenta.
Embora busque aumentar a identidade adventista e a espiritualidade nos campi denominacionais, Be-ardsley não se opõem a expor os alunos a uma variedade de ideias e evidências, mesmo quando confli-tantes com as crenças adventistas oficiais.
“Deve ser feito, mas em equilíbrio com a identidade e a missão adventistas”, diz a líder. “Necessita ser fei-to no devido contexto e no tempo certo com suficiente apoio para os estudantes ao se debaterem com as questões intelectuais, tais como o pensamento científico para a idade da terra”, comentou.
Currículo – Beardsley, 52 anos, é fluente em inglês e em finlandês (ela descendente de finlandeses e de japoneses) e por muito tempo lecionou e estudou em escolas adventistas e públicas, ao redor do mundo. É bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Adventista, do Extremo Oriente (atual Instituto Inter-nacional Adventista de Estudos Avançados), nas Filipinas, tem mestrado em Saúde Pública, pela Univer-sidade de Loma Linda, Califórnia, EUA, em Administração Financeira, pela Universidade de Claremont, Califórnia, EUA, Ph.D. em Psicologia Educacional – Universidade do Havaí, em Manoa. Ocupou cargos docentes e administrativos na Universidade do Havaí, em Manoa, na Universidade de Illinois Peoria, na Universidade Andrews e na Universidade de Loma Linda. [Equipe ANN, Ansel Oliver]

Dados da Educação Adventista no mundo:
A rede possui 1,7 milhão de estudantes.
Possui três faculdades de Medicina (Estados Unidos, México e Argentina).
Duas faculdades de Direito (Brasil e Nigéria).
No total, 112 faculdades e universidades.
Escolas de ensino médio: 1.748.
Escolas do ensino fundamental: 5.899.